O índice Henley & Partners, referente ao terceiro trimestre de 2022, coloca Portugal como um de quatro países que estão no sexto lugar a lista dos passaportes mais poderosos, ao lado de França, Irlanda e Reino Unido. Quanto mais acima na lista, para mais lugares o titular do passaporte pode ir sem precisar de um visto.
O mais recente ranking, que se baseia em informação pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), revela que o passaporte português permite entrar em 187 destinos ao abrigo do regime visa-free. Ou seja, não é exigido um visto, embora possa ser necessária a obtenção de uma autorização, menos burocrática e mais rápida.
Na análise referente ao terceiro trimestre de 2022, o passaporte português está em sexto lugar, o que representa uma queda de uma posição face à posição que ocupava em janeiro.
“Agora, mais do que nunca, é um erro pensar que um passaporte é um mero documento de viagem que nos permite ir de A a B”, salienta Klimczuk-Massion, explicando que “a força ou fraqueza relativa de um dado passaporte nacional afeta diretamente a qualidade de vida do titular desse passaporte e poderá até ser uma questão de vida ou morte em algumas circunstâncias”.
Fonte: multinews.sapo.pt – 19/07/2022
Share this content: