Mesmo em tempos de pandemia e com todas as restrições sobre as fronteiras ainda em vigor, Portugal continua em sexto lugar no ranking mundial de passaportes mais poderosos do mundo, possibilitando assim a entrada sem visto em 186 países, segundo o último relatório do ‘Henley Passport Index‘ , que mede periodicamente os passaportes que oferecem maior facilidade em viajar.
Isto significa que a posição portuguesa nesta matéria não se alterou face a Julho, altura em que Portugal ocupava o sexto lugar. Em janeiro deste ano, o Henley Passport Index, colocava Portugal no sétimo lugar da lista dos passaportes mais poderosos do mundo.
O passaporte do Japão continua também a ser aquele que abre portas a mais países, segundo o mesmo índice, onde é possível viajar para 191 destinos. Segue-se Singapura no segundo lugar da lista, com acesso a 190 destinos, seguida de perto pela Coreia do Sul e Alemanha, com acesso a 187 países e territórios.
Passaportes de países como Canadá, Reino Unido e Estados Unidos registaram uma quebra na classificação face ao último relatório, contudo ainda são desejáveis, com acesso a mais de 180 destinos. O índice é uma classificação anual de poder de passaportes determinada pelo número de destinos nos quais um titular de passaporte pode entrar sem que seja necessário um visto.
Fonte: executivedigest.sapo.pt – 13/10/2020
Share this content: