Somente nos seis primeiros meses deste ano o Governo Federal já lançou três novos documentos de identificação para os cidadãos brasileiros. Com versões mais modernas e dispositivos de segurança contra fraudes, os documentos são diferenciados.
Na lista de lançamentos estão a Carteira Identidade Nacional (CIN), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o passaporte. A emissão da CIN e da CNH já começaram a ser emitidos, enquanto a do passaporte será iniciada em setembro deste ano.
Não é incomum que os documentos apresentem novas versões, visto que a tecnologia e seus benefícios têm avançado nos últimos anos.
Confira 3 novos documentos de identificação que brasileiros passam a ter
Carteira de Identidade
O novo RG foi lançado no início de março e os estados têm até março de 2023 para atualizar seus sistemas e começar a emissão do modelo. A validade do documento vai de acordo com a idade do cidadão, titular do RG. Veja a tabela abaixo.
Idade do cidadão | Validade do documento |
0 a 12 anos | 5 anos |
12 a 60 anos | 10 anos |
A partir de 60 anos | Prazo indeterminado |
Vale lembrar que a emissão do novo RG é totalmente gratuita e pode ser realizada nas versões física e digital, com o mesmo layout e segurança. Com a mudança, o número de identificação do RG passará a ser o do CPF que, dessa forma, começará a servir como um referência para apresentação da identidade.
CNH
A CNH dos brasileiros já começou a ser emitida. A troca desse documento ocorre gradativamente à medida que os condutores precisam emiti-lo pela primeira vez ou renová-lo. O Detran de cada estado é responsável pela expedição da carteira de motorista.
A CNH traz, entre as principais alterações, a inclusão de três idiomas (espanhol, inglês e português) e de itens de segurança, como tinta fluorescente que se destaca no escuro. O documento também tem versões digital e física.
Passaporte
A emissão do novo passaporte está prevista para setembro deste ano. Com a mudança, o documento fica mais bonito, com figuras que representam a flora e a fauna do país, além de ganhar um chip e um prazo de validade de 10 anos.
Além disso, a pessoa só terá que realizar a troca do passaporte quando o antigo vencer. O preço do documento segue sendo de R$ 257,25, no prazo padrão, e R$ 334,42, para situações de urgência.
Fonte: seucreditodigital.com.br – 14/07/2022
Share this content: