As medidas entram em vigor assim que forem publicadas no Diário Oficial da União
Depois de mais de dois anos, as máscaras deixarão de ser exigidas nos aviões e nos aeroportos. Na quarta-feira (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o fim da exigência do equipamento de proteção em voos no Brasil. As medidas entram em vigor assim que forem publicadas no Diário Oficial da União.
Apesar do fim da obrigatoriedade, as máscaras faciais e o distanciamento social continuarão a ser recomendados como medidas para minimizar o risco de transmissão da covid-19.
Em documento, a Anvisa informou que o cenário epidemiológico atual permite que algumas medidas sanitárias tomadas em 2020 sejam atualizadas, como o uso obrigatório das máscaras. “Diante do atual cenário, o uso de máscaras, adotado até então como medida de saúde coletiva, é convertido em medida de proteção individual”, destacou a Anvisa.
Protocolos
Mesmo com o fim da obrigatoriedade das máscaras, uma série de protocolos em vigor desde o início da pandemia de covid-19 foi mantida. Os aeroportos e as companhias aéreas continuarão a cumprir as seguintes medidas, como a disponibilização de álcool em gel, avisos sonoros com adaptações, recomendando o uso de máscaras, especialmente por pessoas vulneráveis, além de procedimentos de limpeza e desinfecção contínuas.
Fonte: folhadealphaville.com.br – 18/08/2022
Share this content: