Viajar com dois passaportes: saiba qual utilizar

Aumenta cada vez mais o número de brasileiros com dupla nacionalidade e uma das dúvidas frequentes é: “Preciso viajar com dois passaportes?”

Veja neste post quando você deve usar os passaportes e quais as vantagens de ter uma nacionalidade europeia.

Sobre viajar com dois passaportes

Desde o momento que você adquire uma segunda nacionalidade, seja ela italiana, alemã, espanhola ou qualquer outra, você terá o direito de obter o passaporte do país.

Portanto, não é crime algum viajar com dois passaportes, entretanto, você precisa saber quando usar cada um deles para que não haja problemas.

Quando usar cada passaporte?

Caso tenha o passaporte europeu, use-o sempre que for para qualquer país que pertença à União Europeia e ao Espaço Schengen. Se o país não fizer parte, é necessário ficar atento, pois há nações, como a Rússia, em que o europeu precisa de visto e o brasileiro não.

Os Estados Unidos facilitam a entrada para os europeus, tanto que, por exemplo, um italiano faz apenas um procedimento online solicitando a autorização, que sai muito rápido. Mas se tiver um passaporte brasileiro com visto válido para os Estados Unidos, pode usá-lo na viagem.

Viagem ao Brasil

Você pode mudar de passaporte durante a viagem, mas o documento de entrada precisa ser o mesmo usado na saída.

Por exemplo: foi da Itália para o Brasil. Na saída Itália, utilize o seu passaporte italiano, na chegada ao Brasil o seu brasileiro; já na saída do Brasil tem que ser brasileiro e na chegada a Itália, o italiano.

Importante! Quando entrar no Brasil com passaporte europeu, tenha em mãos um documento brasileiro com foto válido para não ser considerado crime de falsidade ideológica.

Devo viajar sempre com os dois passaportes?

Não. Você precisa avaliar o destino para verificar a necessidade de qual documento levar.

Vantagens de ter dois passaportes

Ter a dupla nacionalidade proporciona diversas vantagens, sendo a principal a facilidade em entrar e sair de vários países.

Se você tem um antepassado europeu, há uma possibilidade de obter a dupla nacionalidade.

Fonte: vaipraeuropa.com.br

Share this content: